CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Apresentação

No âmbito do seu objeto e fins, está constituída no CEPESE, desde 1996, uma Unidade de Investigação (UI), cuja atividade se rege pelas normas estabelecidas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, agregando perto de uma centena de investigadores doutorados. Ao presente, a Unidade de Investigação é coordenada pela Professora Doutora Cláudia Toriz Ramos.

sala cepese.jpg

Redirecionando a área científica principal para a Ciência Política e Relações Internacionais, ainda que mantendo aberta a relação transdisciplinar com outras Ciências Sociais e Humanas, a UI não renega o longo património de investigação do CEPESE no âmbito da História; muito pelo contrário, pretende fazer a ponte entre a História Contemporânea e as demais Ciências Sociais e Humanas e entre os estudos de Património, Identidade e Memória e o mundo da política.

Enquanto Unidade de Investigação, o CEPESE agrega perto de uma centena de investigadores doutorados de diferentes instituições de ensino superior portuguesas, além de vários estudantes de doutoramento, uma vez que funciona também como instituição de acolhimento de investigadores e bolseiros, oferecendo todas as condições materiais e científicas de apoio à investigação, desde o suporte da sua biblioteca à orientação do trabalho por investigadores seniores com uma vasta experiência.

O CEPESE acolhe ainda investigadores estrangeiros que se encontrem a desenvolver pesquisas no âmbito de trabalhos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Assim, qualquer investigador nacional ou estrangeiro que deseje desenvolver o seu projeto de investigação em Portugal, poderá contactar o CEPESE no sentido de obter todas as informações necessárias ao seu acolhimento.

Para o período 2025-2029, a Unidade de Investigação está tematicamente estruturada em três Grupos de Investigação:

 

Estudos Políticos e Humanitários

Este Grupo tem como objetivo principal contribuir para a investigação avançada sobre sistemas políticos e formas de governação, quer nacionais quer internacionais, investigação que será preferencialmente articulada em projetos internacionais de parceria e com difusão em língua inglesa. O grupo de investigação privilegiará, nos seus trabalhos no âmbito da cooperação internacional, o estudo e a ação no campo da lusofonia, valorizando também a difusão científica em língua portuguesa, assim como aprofundará os estudos já em curso sobre integração europeia, nomeadamente no campo dos processos institucionais, da segurança europeia e internacional e da cooperação para o desenvolvimento.

 

Políticas de Património e Identidade Cultural

Este Grupo pretende estudar a Identidade, Memória e Património Cultural, nomeadamente de matriz portuguesa, bem como as migrações e os seus impactos na história, património e cultura, cruzando estudos de História Contemporânea com Ciência Política, buscando referências de investigação histórica com aplicabilidade internacional e impacto na sociedade atual.

  

Políticas Públicas de Administração

Este Grupo visa abordar áreas específicas das políticas públicas, produzindo investigação aplicada com base nos fundamentos da Ciência Política, procurando produzir referências de investigação com aplicabilidade internacional e impacto na sociedade. Neste Grupo abordar-se-ão, nomeadamente, as políticas públicas de saúde e bem-estar, as políticas de fiscalidade e contabilidade, e o papel dos sistemas de informação.