CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Sessão de lançamento da obra "Os Bombeiros Municipais de Vila Nova de Gaia. Da Companhia de Incêndios ao Batalhão de Sapadores (1839-2022)"

No dia 28 de abril de 2023, pelas 11.45 horas, terá lugar a sessão de lançamento da obra, no quartel dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia (Av. Vasco da Gama, n.º 930). O evento contará com a presença do ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro, e do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Prof. Doutor Eduardo Vítor Rodrigues.

Acaba de ser publicada a obra Os Bombeiros Municipais de Vila Nova de Gaia. Da Companhia de Incêndios ao Batalhão de Sapadores (1839-2022), em dois volumes. Esta é a história dos Bombeiros Municipais de Vila Nova de Gaia, corporação criada sob o nome Companhia de Incêndios de Vila Nova de Gaia, em 1839, denominada Companhia dos Bombeiros a partir de 1857 e Corpo de Salvação Pública nos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX, promovida, em 1982, a Companhia de Bombeiros Sapadores, e que em 2022 alcançou o estatuto de Batalhão. Uma instituição que, a partir da sua fundação, apesar das vicissitudes, dificuldades e incompreensões por que passou e ultrapassou, constituiu e constitui a trave mestra do combate aos incêndios e a outros sinistros no território do Município gaiense. Uma história de abnegação e espírito de sacrifício, de dedicação, coragem e heroísmo, ao serviço dos habitantes de Vila Nova de Gaia, feita por indivíduos solidários que se entregaram à comunidade, e aos quais demos vida, historicamente, resgatando-os do esquecimento a que foram votados. Editado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, trata-se do primeiro trabalho sobre a História dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia a ser efetuado de forma científica e contextualizada, servindo-se de uma metodologia crítica e rigorosa, baseada em numerosas fontes manuscritas e impressas e na escassa bibliografia existente.