CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

II Congresso Internacional de Ação Humanitária e Cooperação para o Desenvolvimento

Entre os dias 6 e 9 de junho de 2022, o IGADI e o CEPESE organizam o II Congresso Internacional de Ação Humanitária e Cooperação para o Desenvolvimento (II CIAHCD), em parceria com a Universidade Fernando Pessoa.

O II CIAHCD, que servirá de ponto de encontro e debate lusófono sobre os direitos humanos no âmbito da ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento no século XXI, será organizado através da plataforma Zoom entre os dias 6 e 9 de junho de 2022. As inscrições (gratuitas para os membros do CEPESE e instituições parceiras) podem ser feitas até ao próximo dia 3 de junho através do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfjTfT-ADVKiJYGWVLT-HSkqqZkWgG2QkH9zPBtovHuLodn2A/viewform

Quarenta especialistas do Brasil, de Portugal, Cabo Verde, Angola e da Galiza, mas igualmente de outros países (França, Estados Unidos, etc.), irão apresentar ideias fundamentais sobre os vários desafios da ação humanitária e da cooperação para o desenvolvimento. Alguns temas serão destacados, como a Agenda 2030, o conflito armado na Ucrânia e o papel dos países lusófonos. O II CIAHCD proporcionará uma perspetiva transversal sobre os problemas, juntando as várias ciências humanas e sociais sobre o fenómeno da cooperação internacional e da ação humanitária ao presente. Contará com representantes de diferentes áreas: juristas, politólogos, economistas, sociólogos, jornalistas, assim como representantes políticos, ativistas dos direitos humanos ou representantes do mundo da cultura.

O evento será organizado via Zoom, com acesso exclusivo para os inscritos. As intervenções no congresso poderão ser gravadas, mas os debates não serão gravados. A inscrição inclui o envio de um certificado de participação.

O congresso é uma iniciativa do IGADI (https://www.igadi.gal/web/) e do CEPESE, e conta com a  parceria estratégica da Universidade Fernando Pessoa, bem como o apoio de uma rede de instituições e organizações colaboradoras na organização: a Câmara Municipal do Porto, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Norte de Portugal, a Xunta de Galicia, a Deputación de Pontevedra, a Cátedra UNESCO 812 (Universidade Católica de  Brasília), o CERES (Centro de Estudos das Relações Internacionais), a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), e a Rede Together.

 

Para promover as melhores práticas no mundo lusófono no século XXI, participe!

Agradece-se desde já a inscrição e a difusão do evento. Qualquer informação poderá ser solicitada através dos seguintes endereços de email: info.ciahcd@gmail ou cepese@cepese.pt

 

 Download do programa