CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Projetos em curso

Primeiros-Ministros de Portugal (1821-2015)

Este Projeto tem por objetivo a produção de um trabalho de investigação sobre os Chefes de Governo e Primeiros-Ministros de Portugal desde os inícios do regime parlamentar em Portugal institucionalizado com a Revolução Liberal de 1820, até ao presente.

Em síntese, pretende-se com este Projeto de Investigação dar a conhecer as biografias dos políticos que ocuparam tais funções; a sua atividade política mais relevante, assim como as grandes questões nacionais que surgiram durante os seus mandatos; e a publicação de textos da sua autoria – intervenções, excertos de obras ou artigos seus –, ou de outros autores sobre tais personalidades, que ajudem a caracterizar o seu perfil ou as suas preocupações de natureza cívica ou política.

Será ainda elaborado um estudo introdutório, que incidirá sobre as competências e atribuições dos Primeiros-Ministros nos diferentes períodos históricos, de acordo com os textos constitucionais e legislativos; a análise da forma de aquisição (nomeação ou eleição) e duração dos mandatos dos Primeiros-Ministros, e a representatividade do corpo eleitoral nos casos em que houve eleição; e a sua caracterização socioprofissional, estudando elementos como a naturalidade, idade à tomada de posse, origem social e socioprofissional, duração dos mandatos e outros cargos políticos exercidos por aqueles que foram Primeiros-Ministros.

Diário do Governo Digital

Este projeto de investigação visa digitalizar, converter em texto e disponibilizar numa plataforma online de acesso livre todas as edições do jornal oficial do Estado português publicadas entre a Revolução Constitucional de 1820 e o fim da Monarquia Constitucional.

Procura-se ainda realizar o enquadramento histórico-documental desta fonte e compará-la com alguns dos principais jornais oficiais estrangeiros. Este projeto tornará assim disponível ao público em geral e aos investigadores em particular uma fonte importantíssima para a história do Portugal Contemporâneo, quer pela diversidade dos temas que abarca, quer pela sua continuidade no tempo (seis edições semanais, praticamente sem interrupção nos cerca de 90 anos em estudo), quer ainda, e principalmente, pela riqueza informativa dos seus conteúdos.

Cohesion Building of Multiethnic Societies, 10th-21st Century

Financiado pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior da Polónia, através do Programa Nacional do Desenvolvimento das Humanidades, e liderado pela Universidade de Wroclaw, este projeto tem como objetivo a análise dos processos de coesão social em sociedade multiétnicas, entre os séculos X e XXI.

Para o efeito, estão a ser estudados os casos dos países envolvidos no projeto: Portugal, Espanha, Polónia, República Checa, Roménia, Hungria e Lituânia, contando com a participação de seis investigadores do CEPESE,

História da Contabilidade em Portugal

Realizado em parceria com a Ordem dos Contabilistas Certificados, este projeto tem assim por objetivo fazer uma análise científica da evolução histórica da contabilidade em Portugal, desde a fundação de Portugal no século XII ao presente, abrangendo as diferentes dimensões da Contabilidade.

Tendo em conta que a história da Contabilidade em Portugal, independentemente da validade e utilidade dos estudos publicados até ao momento, continua por fazer, será dada atenção a uma multiplicidade de aspetos, incluindo as práticas contabilísticas, conceitos teóricos, envolvente institucional e principais atores que fizeram e fazem parte da prática e da ciência contabilística.

Elites Políticas Portuguesas e Elites Empresariais do Norte de Portugal

Este Projeto de Investigação tem como principal objetivo a construção de uma base de dados digital com a identificação das elites políticas e económicas portuguesas, a nível central e local, desde os primórdios do Constitucionalismo ao presente.

Serão assim contemplados chefes de Governo, ministros e secretários de Estado, presidentes do Parlamento, membros das várias câmaras parlamentares, governadores civis e presidentes de Câmara, mas também empresários e homens de negócios do Norte de Portugal. Para o efeito, foi já construída uma completa base de dados onde está a ser inserida e tratada a informação recolhida e a recolher pelos membros da equipa do Projeto.

Rotas da Memória

O objetivo deste projeto é criar rotas turísticas no Norte de Portugal com base nos fluxos de emigração portuguesa para o Brasil de 1822 a 1949.

Para isso, será feita investigação de base histórica, artística, cultural, sociológica, antropológica, económica e de gestão, de modo a fornecer um conjunto de ferramentas de conhecimento que permita estimular, em toda a cadeia de valor do setor turístico, uma atitude inovadora de valorização do património, promoção, propagação e competitividade turística da região noroeste peninsular. Em 2016, procedeu-se à estruturação do projeto, tendo em vista a sua submissão a programas de financiamento nacionais e internacionais.

Bragança. Das origens à Revolução Liberal de 1820

Na sequência do Projeto "Bragança na Época Contemporânea (1820-2012)", desenvolvido pelo CEPESE, o presente projeto de investigação visa dar continuidade ao estudo e à publicação da história de Bragança, agora desde as suas origens pré-históricas até 1820, de forma rigorosa e crítica, procurando captar a evolução da cidade no contexto nacional e ibérico.

Este projeto propõe-se, assim, analisar a evolução administrativa e as estruturas demográficas, económicas, sociais e culturais daquela cidade, assim como a realidade política, o património e as transformações do espaço urbano, de forma a concluir o projeto sobre a História de Bragança.

ITRACOTUR – Iniciativa de Transferência de Conhecimento na Promoção Online do Turismo

Este Projeto visa recolher informação e explorar estratégias de negócio para o setor do turismo regional, focando em particular o mundo de oportunidades criadas pela web social e na perspetiva dos utilizadores, tendo como espaço de intervenção a Região Norte do País.

São esperados resultados práticos, designadamente, a transferência de conhecimento e mapeamento de um guia de boas práticas regionais de turismo; desenvolvimento de Business Intelligence Strategies sobre como usar a comunicação 2.0 e 3.0 na escolha de destinos turísticos; e aproveitamento das características culturais, históricas, patrimoniais e naturais da região Norte para a promoção do turismo.

História da Profissão de Contabilista em Portugal

O objetivo deste estudo consiste na análise do projeto de profissionalização dos contabilistas enquanto processo que conduziu à instituição de uma profissão detentora de um monopólio profissional, de poderes de autorregulamentação e de reconhecimento social.

Historicamente, as funções atualmente desempenhadas pelos contabilistas certificados, da segunda metade do século XVIII em diante passaram a ser realizadas pelos guarda-livros, que viram reconhecida a sua profissão através de legislação própria, cabendo a Sebastião José de Carvalho e Melo.

Será dado destaque à sua dimensão política, particularmente importante num contexto em que um monopólio profissional depende do aval do Estado, bem como o papel assumido pelos grupos de praticantes organizados em associações e em particular pelos seus representantes institucionais.

YOU2_TELL_EU

Este Projeto pretende preservar e transmitir as memórias dos imigrantes vindos da Europa de Leste. Tendo como base os relatos das experiências vividas na época que antecedeu a queda do muro de Berlim, os imigrantes de segunda geração irão (re)contar as histórias e memórias dos seus pais e avós, tornando-se cocriadores da memória e atores de mudança.

Esta campanha de preservação e recriação da memória coletiva europeia será suportada em várias iniciativas, nomeadamente laboratórios de storytelling e sessões de exibição dos vídeos realizados durante os laboratórios. O CEPESE é a instituição disseminadora deste projeto em Portugal, participando ainda na organização do Laboratório Europeu de Storytelling e do Evento Europeu de História Oral e Storytelling "You2TellEU", trabalhando em conjunto com outras instituições europeias, nomeadamente a Associazione Nazionale Comuni Italiani Toscana (Itália) e a St Vincent's Family Project (Reino Unido).

europe_for_citizens_programme_logo.jpg

O projeto «You2tellEU » foi cofinanciado pela União Europeia dentro do Programa «Europe for Citizens»
Vertente 1 – "Lembrança Europeia"

5 eventos foram implementados dentro da estrutura do projeto:

Evento 1
Participação: juntou 64 participantes.
Local/Data: aconteceu em Pistoia - Itália, a 31/05/2017
Descrição: o evento foi dedicado à disseminação dos resultados de uma série de workshops relativos à história e lembrança, implementados no território Toscano, e que contou com a participação de jovens de segunda geração. Estes workshops permitiram aos participantes ganhar um maior conhecimento de algumas das atividades criadas no sentido de estabelecer entrevistas orais sobre a história dos migrantes da primeira geração. Um grupo de entrevistas foram apresentadas e discutidas com os participantes durante o evento, que ocorreu a 31 de maio na cidade de Pistoia, a Capital Italiana da Cultura 2017, e que contou com a participação de algumas escolas locais, envolvidas no desenvolvimento do projeto.

 

Evento 2
Participação: juntou 41 participantes.
Local/Data: aconteceu em Londres – Reino Unido, a 28/10/2017
Descrição: o evento foi dedicado à disseminação dos resultados de uma série de workshops relativos à história e lembrança, implementados em Londres, e que contou com a participação de jovens de segunda geração. Estes workshops permitiram aos participantes ganhar um maior conhecimento de algumas das atividades criadas no sentido de estabelecer entrevistas orais sobre a história dos migrantes da primeira geração. Um grupo de entrevistas foram apresentadas e discutidas com os participantes durante o evento, que ocorreu a 28 de outubro.

 

Evento 3
Participação: juntou 40 participantes.
Local/Data: aconteceu no Porto – Portugal, a 05/02/2018
Descrição: o evento foi dedicado à disseminação dos resultados de uma série de workshops relativos à história e lembrança, implementados no Porto, e que contou com a participação de jovens de segunda geração. Estes workshops permitiram aos participantes ganhar um maior conhecimento de algumas das atividades criadas no sentido de estabelecer entrevistas orais sobre a história dos migrantes da primeira geração. Um grupo de entrevistas foram apresentadas e discutidas durante o evento, que ocorreu a 5 de fevereiro, e que contou com a participação de estudantes e investigadores da Universidade do Porto.

 

Evento 4
Participação: juntou um total de 116 participantes, dos quais 94 eram da Toscânia (Itália), 17 de Londres (Reino Unido), 5 do Porto (Portugal).
Local/Data: aconteceu em Florença - Itália, a 09/02/2018
Descrição: o evento foi dedicado à comparação entre os diferentes workshops implementados em Itália, Reino Unido e Portugal. O arquivo audiovisual das memórias históricas do You2TellEU foi apresentado ao público e as entrevistas mais interessantes de cada grupo foram apresentadas durante o evento. Uma forte relação com o Arquivo Histórico da União Europeia foi importante para organizar e implementar o evento em Villa Salviati. Nesse sentido, no fim do projeto, todas as entrevistas You2TellEU irão fazer parte dos arquivos de história oral dos Arquivos Históricos da União Europeia.

 

Evento 5
Participação: juntou um total de 297 participantes, dos quais 111 eram da Toscânia (Itália), 95 de Londres (Reino Unido), 91 do Porto (Portugal). Para além disso, alguns eventos de preparação para esta conferência que ocorreram em Londres, de 23 de fevereiro a 8 de março, juntaram 51 participantes.
Local/Data: ocorreu simultaneamente em Florença - Itália, Londres (Reino Unido) e Porto (Portugal) a 09/03/2018.

 

Descrição: o evento foi dedicado à interação entre os diferentes locais no qual o projeto foi implementado. Foi um único evento que ocorreu simultaneamente em três locais diferentes, procurando garantir um melhor nível de participação junto aos stakeholders locais e cidadãos. O debate focou-se principalmente nas políticas de migração e na cidadania Europeia. Processos incrementais foram desenvolvidos a nível local e internacional, verificando e demonstrado o potencial de adaptação do modelo geral proposto, com referência às necessidades contextuais de cada local, sublinhando o estabelecimento de uma network internacional com efeitos positivos.

 

PDF - You2 Tell You

Os Governadores Civis de Bragança (1835-2011)

O presente Projeto propõe-se rever, completar e aumentar de forma significativa as biografias dos Governadores Civis do Distrito de Bragança desde a sua criação em 1835 à sua extinção em 2011.

Procura apreender a ação destes magistrados à frente do Distrito de Bragança como representante do Governo de Lisboa e traçar a evolução das suas funções, de acordo com o quadro normativo me vigor em cada momento. Será ainda estudada a evolução dos distritos em Portugal em geral e do distrito de Bragança em particular.