CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Os Bombeiros Municipais de Vila Nova de Gaia. Da Companhia de Incêndios ao Batalhão de Sapadores (1839-2022)

Fernando de Sousa, Diogo Ferreira, Isilda Monteiro e Ricardo Rocha (coord.)

Município de Vila Nova de Gaia
2022

Esta é a história dos Bombeiros Municipais de Vila Nova de Gaia, corporação criada sob o nome Companhia de Incêndios de Vila Nova de Gaia, em 1839, denominada Companhia dos Bombeiros a partir de 1857 e Corpo de Salvação Pública nos finais do século XIX e primeiras décadas do século XX, promovida, em 1982, a Companhia de Bombeiros Sapadores, e que em 2022 alcançou o estatuto de Batalhão. Uma instituição que, a partir da sua fundação, apesar das vicissitudes, dificuldades e incompreensões por que passou e ultrapassou, constituiu e constitui a trave mestra do combate aos incêndios e a outros sinistros no território do Município gaiense. Uma história de abnegação e espírito de sacrifício, de dedicação, coragem e heroísmo, ao serviço dos habitantes de Vila Nova de Gaia, feita por indivíduos solidários que se entregaram à comunidade, e aos quais demos vida, historicamente, resgatando-os do esquecimento a que foram votados. Trata-se do primeiro trabalho sobre a História dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia a ser efetuado de forma científica e contextualizada, servindo-se de uma metodologia crítica e rigorosa, baseada em numerosas fontes manuscritas e impressas e na escassa bibliografia existente.

 

Nota: Por questões de direitos de publicação, apenas disponiblizamos as primeiras páginas da obra, que pode ser adquirida em livrarias ou consultada na Biblioteca do CEPESE.

 

Colaboraram nesta obra: Diogo Ferreira, Fernando de Sousa, Isilda Monteiro, Noémia Salgado Cunha, Nuno Filipe de Sousa e Ricardo Rocha