CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Apresentação do “Dicionário de Ciência Política e Relações Internacionais”

Decorreu no auditório da Universidade Fernando Pessoa a sessão de lançamento da obra, que foi apresentada pelo Senhor Ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro.

No dia 20 de maio de 2022, no auditório da Universidade Fernando Pessoa, teve lugar a sessão de lançamento da obra Dicionário de Ciência Política e Relações Internacionais, coordenada por Fernando de Sousa, Pedro Emanuel Mendes, Judite Gonçalves de Freitas, Diogo Ferreira, Ricardo Rocha e António Tavares. Com a presença de largas dezenas de convidados, a apresentação do livro ficou a cargo do ministro da Administração Interna, Dr. José Luís Carneiro, na sua tripla condição de coautor, especialista em Relações Internacionais e político.

Disponibilizando mais de um milhar de entradas e contando com a colaboração de uma centena de especialistas (professores universitários, investigadores e políticos) oriundos de diversas universidades e unidades de investigação portuguesas e estrangeiras, este Dicionário constitui uma fonte de informação científica qualificada, que tem como principal objetivo fomentar a compreensão dos conteúdos científicos reportados às áreas de ensino e pesquisa em Ciência Política e Relações Internacionais, atendendo à identificação e conceptualização de temáticas mais ou menos complexas transversais às duas disciplinas. 

Trata-se de uma obra didática, generalista, com a atualidade possível num mundo em permanente mutação, que constitui uma iniciação útil, servindo de referência e orientação para os alunos e leitores que pretendam introduzir-se na Ciência Política e nas Relações Internacionais, ajudando a compreender o mundo em que vivemos.