CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

População e Sociedade, n.º 33

Acaba de ser lançado mais um número da nossa Revista. No seu n.º 33, a Revista População e Sociedade é composta por um dossier temático dedicado ao tema “Motivations in Medieval War. A Comparative Approach Between Two Territorial Peripheries (Iberia and Baltic)”.

Os quatros textos que o integram propõem linhas de leitura relacionadas com a guerra em duas periferias da Europa medieval. Dois dos trabalhos focam-se no caso português. Um deles versa o papel das Ordens Militares na organização militar medieval portuguesa (Paula Pinto Costa e Leandro Ferreira), enquanto outro toca alguns aspetos das Ordens de Avis e Santiago no final da Idade Média no que diz respeito, em concreto, aos seus interesses militares (Maria Cristina Pimenta). Os restantes dois textos privilegiam interessantíssimas abordagens no domínio da história comparada a partir da observação dos dois territórios escolhidos para o exercício de investigação e reflexão que agora se publica. Kim Bergqvist pondera as motivações e a mobilização em contexto de rebelião e de guerra civil, ocorridas na Ibéria e na Escandinávia por volta de 1250-1350; e Leandro Ferreira e Martin Neuding Skoog elaboram um paralelo entre os besteiros em Portugal e na Suécia em finais da Idade Média. No seu conjunto, os textos que integram este dossier temático convergem para um sugestivo conjunto de pistas e questões, algumas de cunho comparado, colocadas por investigadores portugueses e suecos e que enriquecem a historiografia sobre o tema da guerra tardo medieval.

A secção Varia é composta por um estudo que visa compreender a forma como foi introduzida e se difundiu a batata em Trás-os-Montes, no decorrer dos séculos XVIII e XIX.

A publicação encontra-se totalmente disponível neste link