CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

População e Sociedade, n.º 35

Acaba de ser lançado mais um número da nossa Revista, com um dossier temático intitulado "A União Europeia entre a integração e a desintegração: o desafio dos populismos". Sob a coordenação de Cláudia Toriz Ramos e Paulo Vila Maior, este número temático reúne um conjunto de artigos que exploram várias dimensões do populismo no contexto da União Europeia.

Embora as raízes ideológicas e os posicionamentos político-partidário dos europeus não sejam alheios ao processo de integração europeia, os últimos anos tornaram essa dimensão mais clara e trouxeram-na para o centro do debate, com o reforço da presença de partidos e de forças políticas de extrema-direita e de extrema-esquerda cujo discurso propende ao euroceticismo, ou mesmo à recusa da União Europeia.

O euroceticismo não é novo na política europeia, contando a União Europeia, de longa data, com opositores. As razões para o ceticismo ou para a rejeição do projeto europeu são, todavia, diferentes: se, de um lado, o discurso anticapitalista tem predominado, do outro é um neonacionalismo exclusivista que tem servido de catalisador. A União Europeia singra agora contraventos que semeiam o espectro da desintegração.

A secção Varia é composta por dois estudos. Um sobre os mecanismos digitais para a participação dos partidos políticos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que analisa e compara a implantação de dispositivos de participação política digital entre os partidos políticos dos quatros maiores Estados da CPLP em termos de população (Angola, Brasil, Moçambique e Portugal). O outro versa sobre a luta de “classes” e a disputa “nacional” nos Açores em 1580, analisando o papel da família de Jácome Trigo perante a resistência terceirense e a conquista espanhola.