CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Publicação da obra "Os Primeiros-Ministros de Portugal (1820-2020)"

A importância do Chefe do Governo enquanto ator político determinante da História do Portugal Contemporâneo e, ao mesmo tempo, objeto dessa mesma História, é inquestionável. Procurando tratar este tema de forma rigorosa e com a necessária profundidade, o CEPESE, com o alto patrocínio da Presidência do Conselho de Ministros, produziu a obra "Os Primeiros-Ministros de Portugal (1820-2020)".

Sob a coordenação de Fernando de Sousa e Conceição Meireles Pereira e com a participação de dezenas de reputados investigadores, esta obra em três volumes, publicada pela Imprensa-Nacional Casa da Moeda, dá a conhecer as biografias das mais de 80 personalidades que exerceram o cargo de Primeiro-Ministro desde o triunfo definitivo do Liberalismo à atualidade. 

O primeiro volume inclui um estudo introdutório, composto de três capítulos, o primeiro dos quais dedicado à len­ta afirmação do cargo de Primeiro-Ministro em Portugal, desde a Revolução Liberal de 1820, em que se deteta a proeminência de determinados ministros em relação aos demais membros do Governo, passando pela instituição de facto do Chefe de Governo em 1834, o Presidente de Conselho de Ministros, ainda não consagrado jurídica e for­malmente, o que vai ocorrer em 1855. O segundo capítulo analisa as experiências constitucionais em Portugal, identificando os órgãos e funções de Estado, para depois se debruçar sobre a evolução do órgão constitucional Primeiro-Ministro. No terceiro capítulo, ensaia-se uma abordagem sociológica dos Primei­ros-Ministros em Portugal no mesmo arco temporal, sintetizando os aspetos fundamentais que têm a ver com a sua identidade e funções cívicas e políticas, para traçar o seu perfil geral e apresentar uma visão de conjunto das personali­dades que exerceram este cargo. 

Sucede-se a parte fulcral desta obra, as biografias dos Primeiros-Minis­tros de Portugal, ordenadas cronologicamente pelos diferentes períodos histórico-políticos da contemporaneidade portuguesa. Assim, o primeiro volume, sob a forma de apontamentos biográficos, abarca o tempo entre a Revolução Liberal e a instauração definitiva do Liberalismo (1820-1834) e, já em formato desenvolvido, a Monarquia Constitucional (1834-1910); o segundo volume ocupa-se da Primeira República (1910-1926); e o terceiro volume integra os períodos da Ditadura Militar e Estado Novo (1926-1974) e da Democracia (1974-2020), encerrando desta forma os dois séculos cobertos por esta obra abrangente e, cremos, fundamental para se entender o papel desempenhado por estas personalidades na condução política do Portugal Contemporâneo.