CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Publicação das Atas do 2.º Colóquio Saudade Perpétua – Arte, Cultura e Património do Romantismo

Esta obra reúne as comunicações apresentadas durante o 2.º Colóquio "Saudade Perpétua", que decorreu em Ponta Delgada, Vila Franca do Campo e Furnas (Açores), entre 28 e 30 de setembro de 2018.

Embora mantendo-se o tema geral e os objetivos do primeiro colóquio desta série, realizado em 2016, em Vila Nova de Gaia e no Porto, o 2.º Colóquio Saudade Perpétua dividiu-se em dois painéis: um com comunicações especificamente dedicadas às Artes Gráficas no Romantismo; outro no qual foram enquadradas as demais comunicações que versaram a Arte, a Cultura, e o Património do Romantismo.

Disponível em formato digital aqui, a publicação reflete esta divisão em dois painéis, um de caráter temático e outro de caráter mais genérico. Trata-se de mais uma obra marcante dentro da bibliografia sobre o Romantismo em Portugal. Avulta não só o número de textos, mas também a transversalidade dos temas abordados, uns por especialistas, outros por autores de trabalhos académicos relacionados com tais assuntos ou sobre temas afins.