CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Seminário: A Emigração Portuguesa na Europa – Desafios e Oportunidades

Porto, Fundação Dr. António Cupertino de Miranda8.10.2012

 

O Seminário “A Emigração Portuguesa na Europa – Desafios e Oportunidades”, organizado pelo CEPESE, em colaboração com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, visa aprofundar a reflexão sobre a emigração portuguesa na Europa ao presente, detetar os novos desafios e oportunidades que se colocam a estes emigrantes, nomeadamente a nível do emprego e do seu acolhimento e integração nos países para onde se deslocam ou onde se encontram a residir, e dar a conhecer os seus contributos para o desenvolvimento económico e social da Europa.
Para esse efeito, este Seminário, a realizar no próximo dia 8 de outubro na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, e cuja sessão de abertura será presidida por Sua Excelência, o Primeiro-Ministro, doutor Pedro Passos Coelho, contará com a presença de especialistas que se destacam  pela investigação, exercício de funções ou acompanhamento das diversas facetas do processo migratório.

Dos temas que estarão em debate, realçamos:

1) Novos Percursos Migratórios e Processos Pessoais e Sociais Desenvolvidos.

2) Integração dos Emigrantes nos Contextos Sociais, Culturais e Políticos.

3) Importância da presença das redes sociais/ sociotécnicas nas empresas dos emigrantes portugueses enquanto canais interpessoais para a divulgação de produtos e serviços.

 

Cartaz - Seminário: A Emigração Portuguesa na Europa – Desafios e Oportunidades

Programa - Seminário: A Emigração Portuguesa na Europa – Desafios e Oportunidades