CEPESE CEPESE | CENTRO DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO, ECONOMIA E SOCIEDADE

Sessão de lançamento da obra "Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora em Portugal (1868-2018)"

O CEPESE e a Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora acabam de lançar a obra "Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora em Portugal (1868-2018)", da autoria de Fernando de Sousa e Diogo Ferreira.

Esta obra, que nos apresenta o estudo das Franciscanas de Calais/Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora em Portugal, desde 1868 até 2018, ao presente designadas por Região de Nossa Senhora da Conceição, vem colmatar uma lacuna da História da Igreja no Portugal Contemporâneo. Desde logo, resolve algumas questões que chegaram até nós em aberto, esclarece dúvidas que se prendiam com a sua atividade e mesmo com as suas origens, e dá conta da extraordinária atividade desenvolvida por estas religiosas em Portugal e noutras partes do mundo.

Bebendo a sua espiritualidade no Franciscanismo, estas Irmãs, em Portugal, “presença viva da caridade cristã”, “apelo constante à comunhão fraterna no seio do Povo de Deus”, têm sabido manter o espírito de família, a proximidade, a alegria, a simplicidade e o espírito missionário, tão caros aos fundadores da Congregação, o padre Duchenne e a Irmã Louise Mabille, de acordo com as melhores tradições da sua já longa História. Esse belo espírito de família, construído com afeto, respeito, confiança, humildade e obediência para com as Superioras, expresso numa caridade excecional e fraterna, de discreta atenção para com os outros, leva as religiosas a aceitar, com o amor de Deus e da Congregação a que pertencem, as alegrias e as provações inerentes a toda a vida em comunidade e a viver humildemente, com devoção, silêncio, contemplação e oração, a sua consagração religiosa.

Esse espírito da missão, esse zelo apostólico a que as Franciscanas Portuguesas desde há largas décadas se têm mantido fiéis, em Portugal, na Europa e noutros continentes, adaptando-o, necessariamente, às condições do nosso tempo, a fim de que a pregação do Evangelho seja cada vez mais eficaz junto de povos das mais diversas culturas.